top of page
  • jackelinequeiroz

Padrão Alimentar: identifique o seu e direcione o tratamento

Estudos em Emagrecimento e obesidade vem avançando cada vez mais e agora é possível classificar os Padrões alimentares, ou seja, a forma como comemos em 3 tipos básicos, para direcionar o tratamento.


Qual será o seu?


PADRÃO ALIMENTAR DOCE: busca por doces em pequena quantidade ao longo dia, em forma de beliscos para saciar uma "fissura" ligada à ansiedade.

Nesses casos: estratégias para ansiedade, como fitoterapia, minerais. alimentos ricos em triptofano, sementes e nuts e outras fontes de gorduras boas. Equilibrar as quantidades de carboidrato, lipídio e proteínas.

Procurar ajuda para resolver ansiedade.


PADRÃO ALIMENTAR MISTO: belisca e procura alimentos salgados ou doces, normalmente massudos, com cremes e recheios e muito sabor ou alimentos pequenos que fazem "crek crek". Esse padrão procura comida em busca de prazer.

Nesses casos: estratégias para equilibrar a alimentação, fitoterapia e evitar dietas restritivas e monotonas são fundamentais. Esse perfil dificilmente irá conseguir manter por tempos uma dieta que não lhe dá prazer em comer.

Procurar diversificar o que dá prazer: exercício fisico e outras atividades prazerosas ajudará a reduzir o foco na comida como fonte de prazer.


PADRÃO ALIMENTAR VOLUMÉTRICO: Pessoas que normalmente não tomam café da manhã. Suas refeições sã0 basicamente almoço e jantar. Normalmente comida básica: arroz, feijão, bife e em grande quantidade. Também não costuma procurar por lanche da tarde e não belisca.

Nesses casos: São pessoas que podem se beneficiar do uso de medicamentos que trabalham a saciedade.

Vai precisar de estratégias para controle de saciedade: proteínas e fibras, às vezes até em forma de suplementação.


bottom of page