Quercetina é um flavonóide com propriedades anti-inflamatórias e antioxidante, eficaz contra uma ampla variedade de doenças, inclusive o câncer, na prevenção e tratamento de diferentes tipos de câncer, como o câncer de cólon, retardando o crescimento das células cancerosas, estimulando a morte natural dessas células, principalmente, quando combinada com o uso da cúrcuma.
Também observa-se a capacidade da quercitina na redução dos sintomas da prostatite crônica (inchaço da glândula da próstata) e para aliviar algumas das complicações neurológicas do diabetes.
Com propriedades anti-histamínico, é capaz de ajudar alergias no controle de asma e pode ajudar a estabilizar os vasos sanguíneos pequenos e proteger contra ataques cardíacos e derrames.
Quercetina é encontrado em grandes quantidades nas cascas de maçãs, cebolas, chá e vinho tinto. Também é encontrado em vegetais de folhas verdes, frutas e nas ervas como gingo e em forma de suplementarão.
A suplementarão de quercitina deve ser feita por um profissional competente. O excesso da suplementação pode causar alguns efeitos tóxicos.
Devemos procurar incluir alimentos que contenham quercetina como parte de uma dieta equilibrada, com ênfase em frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
Uma sugestão para enriquecer nossa alimentação com quercitina:
– compre cebolas orgânicas. Lave bem a casca com água antes de usar;
– retire a casca com cuidado e vá guardando até juntar uma boa quantidade de cascas da cebola;
– coloque em um tabuleiro e leve ao forno até que ela fique sequinha (poucos minutos)
– coloque no liqüidificador ou processador;
– vai virar um pó. Guarde em uma vasilha fechada e adicione na refeições;
Comentários