Endometriose é uma Doença inflamatória crônica, de caráter estrogênico dependente, onde há presença de células de tecido endometrial (camada interna do útero, onde ocorre a menstruação, fora da cavidade uterina).
Não há uma causa isolada e provoca dor e infertilidade na maioria das mulheres com diagnóstico.
Como tudo que diz respeito à saúde feminina, a Endometriose também pode ser influenciada pelo nosso estilo de vida.
A mulher com endometriose tem na maioria dos casos um perfil: mulheres sobrecarregadas de estresse e tarefas, geralmente sem tempo. Então, gerenciar o estresse e emoções é um passo muito importante.
As condutas nutricionais para endometriose levam em consideração sempre a melhoria da inflamação. Então, reduzir/cortar consumo de industrializados ultraprocessados e carboidratos de alto índice glicêmicos (açúcar, por exemplo) é o ponto mais importante. Com isso vem uma alimentação rica em legumes, verduras, cereais. Cheia de nutrientes.
Outro ponto que pode ajudar é evitar excesso de proteínas de origem animal (não é cortar, mas controlar). O que também vai potencializar o sistema detoxificante (eliminação de toxinas por nossas células), que geralmente vem sobrecarregado em mulheres com endometriose.
Outro ponto importante que diz respeito também à carga de toxinas é sobre Bisfenol, já cadastrado como xenoestrogênio, que se comporta como estrogênio no corpo de uma maneira ruim. Reduzir uso de embalagens e vasilhas de plástico, principalmente no armazenamento de alimentos com mais gordura e jamais aquecer esse tipo de embalagem no microondas.
Como qualquer doença inflamatória, é necessário cuidar do intestino para melhorar Endometriose e prevenir focos de inflamação no intestino.
Suplementos que pode ajudar: ômega 3, Própolis e vitamina D (para repor os níveis se estiverem baixos).
Existem também fitoterápicos que são interessantes: Vitis vinifera (resveratrol), romã, Camellia sinensis, Salix alba, Coordia verbenacea, Taraxacum officinalis.
Alguns desses ajudam até quando a mulher está em uso de Gestrinona.
Temos muito que fazer em casos de Endometriose que pode ajudar a mulher a não sofrer de dor e ter mais qualidade de vida.
Jacke
Beijo da nutri
Comments