• jackelinequeiroz

Leite de vaca: pode ou não?

Como nutricionista não posso afirmar: "Leite não é inflamatório". Se dissesse isso, não estaria atualizada. Os estudos estão ai.


As proteínas do leite são muito alergênicas e podem levar a alterações, como: Diarréia, constipação e Alterações de microbiota intestinal.


Vamos entender esses efeitos no leite no intestino como seus "efeitos colaterais". E alguns podem ser mais sensíveis que outros. Então, a reação individual ao alimento é importante ser levada em consideração.


Outros sintomas ligados à proteína do leite que não são gastricos : formação de muco na região da cabeça (rinite, sinusite), enxaqueca, coceira nos olhos, céu da boca e garganta.


Há achados em estudos onde essas alterações da proteína do leite levaram à uma intolerância à lactose (o açúcar, carboidrato do leite). Então, se você usa enzima lactase ou consome produtos sem lactose e mesmo assim tem algumas reações, pode ser esse seu caso: a proteína do leite.

Nesses casos de hipersensibilidade, o ideal é cortar o alimento por pelo menos algum período e tratar a mucosa. Depois ir reintroduzindo lentamente e observando as reações e qual é sua tolerância àquele alimento: tolera se consumir 3x semana ou só 1x por semana e etc.


CALMA: se você gosta de leite e não tem nenhum problema com ele, consuma leite com moderação, de preferência tipo A2 pasteurizado (mais fresco e sem químicos), evitando leite de caixinha e em pó. Experimente bebidas vegetais e se gostar, alterne leite de vaca com elas.


Beijos da Nutri. Espero ter ajudado!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo