top of page
  • jackelinequeiroz

Dieta Flexível - O Que é, Como Funciona?

Atualizado: 9 de mar. de 2021

Dieta flexível segue uma linha parecida com “Dieta dos pontos” ou “Vigilantes do peso”.


 


Você tem “x” quantidades de calorias para consumir por dia, dividas em “x” de carbo, “x” de proteínas e “X”de gordura. Você baixa um aplicativo e vai adicionando lá tudo o que come e pode comer o que quiser até alcançar esses macronutrientes.


Ou seja, mais uma dieta da moda, orientada por “coach online”, um profissional que estudou muito pouco sobre saúde, mas aprendeu a somar e é bom em marketing. Um profissional se forma “coach” em poucos meses, minha gente. Além disso, eles não estudam a fundo medicina ou nutrição ou educação fisica, mas sabem fazer conta muito bem.


Ora, nosso corpo é bem mais complexo do que isso. Contar macronutrientes é o de menos. Qualquer um faz. Mas nosso corpo é composto de células e células precisam de nutrientes para funcionar. É química, é genética, é bioquímica. E para entender de bioquímica, é preciso estudar muito, muito!


E para que estudar bioquímica? baixa concentração, fadiga, compulsão alimentar, intestino, inflamação (que está ligada com desenvolvimento a longo prazo de vários problema de saúde crônicas), baixo rendimento esportivo, unhas fracas, cabelo caindo, baixa tolerância ao estresse, fígado, processo de detoxificação, disfunções hormonais e etc. São alguns problemas que você pode ter que vai resolver ajustando aporte de NUTRIENTES. E esses problemas podem estar ligados com o que te fez ou faz ganhar peso.


O excesso de peso ou gordura corporal é resultado de um desequilíbrio nas células. Quando vc tira coisas que te inflamam e não te nutrem da sua alimentação e coloca nutrientes, vc promove um processo curativo, que é de dentro para fora e irá resultar em sua composição corporal. Sua composição corporal reflete seus hábitos (cada um dentro de seu perfil genético para essa composição, claro!).


Óbvio que controle de calorias também precisa ser feito para ajudar, mas não é só isso. É bem mais que isso. O processo começa bem mais profundo, em nossas células. Contar calorias pode ter dar um corpo bonito (por pelo menos um tempo), mas pode estar te intoxicando, inflamando e gerando problemas a longo prazo, se vc não come os alimentos corretos, se não se alimenta bem.


E também tem o fato que de que somos diferentes bioquimicamente e geneticamente. O que faz bem para um, não bem para o outro.


Nutrição é uma ciência e dinâmica. Pessoas investem tempo e a vida delas em pesquisas para nossa atualização de conduta. Não é um curso de 1 ou 2 anos.


Existem exames de sangue, sinais e sintomas, exames genéticos e outras ferramentas que usamos para prescrever uma alimentaçao certa e equilibrada, que promova “cura” pela alimentaçao. Então, cuidado com as mãos que vc escolhe para entregar sua saúde. Tenha sempre olhar critico e se informe.



190 visualizações0 comentário
bottom of page