• jackelinequeiroz

Dieta Cetogênica - Tudo o que Você Precisa Saber

É uma estratégia interessante para redução de gordura corporal e melhora da performance esportiva.

 


Caracterizada por alto consumo de lipídeos, razoável em proteínas e pobre em carboidratos.


Essa composição da dieta induz ao estado que chamamos de “cetose fisiológica”, quando aumento de corpos cetônicos não causam alterações de ph sanguíneo, diferente da cetose patológica (induzida por problemas de saúde, como diabetes, por exemplo). Estratégias como “low carb” e “jejum” também podem levar a essa condição.


Assim, podemos afirmar que dieta cetogênica pode contribuir mais na modulação das alterações metabólicas associadas com o excesso de peso e obesidade, quando comparada com dietas pobres em lipídeos.


A duração mínima de uma dieta cetogênica deve ser de 2 a 3 semanas, e pode durar até no máximo 6 a 12 meses. É importante a reintrodução de carboidrato seja realizada para a manutenção da perda de peso, porém deverá ser de forma gradual. A alimentação nesse período deve ser rica em compostos bioativos. Deve–se garantir adequadamente ingestão de sódio e potássio, que aumentam metabolismo de corpos cetônicos.


É fundamental garantir adequada e correta distribuição de lipídeos, proteínas e principalmente carboidratos.


Realizar analises laboratoriais para confirmar se o está mesmo em cetose é um cuidado importante. Nesse caso, os parâmetros sanguíneos são melhores que testes urinários.


Procure um profissional capacitado para orientar se essa é uma estratégia ideal para vc e traçar o caminho correto para ela.



12 visualizações0 comentário